Olá pessoal, fazia um tempo que não escrevíamos por aqui, então essa semana começamos com algumas dicas novas.

Vamos sugerir uma série de dicas focadas nas fotos no dia do casamento, como o que fazer, com o que se preocupar, o que levar, e por aí vai.

Vamos dividir o dia do casamento em várias etapas, começando desde o making-of até o final da festa. Então venham com a gente e comentem o que vocês acharem de cada dica! Hoje começaremos então pelo making-of da noiva.

Todos sabem que o dia do casamento é especial para toda noiva. Desde o momento em que ela acorda até o momento de dormir depois do final da festa, cada pedacinho deste dia é importante. E esse dia começa efetivamente no making-of da noiva, também conhecido por Dia da Noiva. O making-of de noiva representa toda a parte da produção para o casamento, desde a maquiagem até efetivamente colocar o vestido e estar pronta ir à igreja ou ao local da celebração.

Muitos fotógrafos acreditam ser importante fotografar apenas o momento em que a noiva já estará maquiando, geralmente duas horas antes do casamento, mas eu tenho uma opinião diferente sobre isso. Acredito que devemos contar a história real dos noivos neste dia, não apenas as partes “perfeitas” de um casamento, mas sim contarmos a real história deste dia. Tenho em mente que precisamos de um início, meio e fim para as fotos, então sempre chego muito cedo neste momento do casamento, sempre combino com a noiva qual horário que as maquiadoras e cabeleireiras irão chegar, pois chegarei um pouco antes delas, ou no mesmo horário que elas.

Gosto muito de registrar todos esses momentos de descontração que acontecem durante este período que a noiva não está maquiando, pois, essas fotos são muito mais divertidas do que apenas as fotos da maquiagem e das fotos dela efetivamente pronta. Claro que vocês, noivas, devem conversar com seus profissionais, para combinarem tudo isso com eles e se isso é relevante também para vocês.

Tudo que a noiva fizer tem que ter uma atenção especial, então nós, fotógrafos, precisamos estar a todo o momento atentos para fotografar, desde detalhes específicos a fotos mais elaboradas explorando o ambiente e priorizando a interação entre as pessoas, criando fotos que contem histórias reais desses momentos de descontração.

Então, antes de começarmos, tudo que falarei aqui são algumas sugestões e dicas, mas a principal dica é: façam o casamento do jeitinho de vocês, da forma que os deixem mais à vontade e realizados com tudo que está acontecendo, este é um momento único do casal e suas famílias, então façam o que quiserem fazer, sem se preocupar com modismo, sejam vocês mesmos, sejam autênticos.

 

ONDE DEVO ME ARRUMAR?

A dúvida mais frequente sobre o making-of é onde irei fazer? O cenário é bastante importante tanto para você relaxar quanto para as fotos, ele dará o tom para as imagens. Mas neste momento vocês não precisam olhar apenas para hotéis ou locais com uma vista incrível para um lago. Um grande norteador de ideias é começar pensando nos lugares que você se sente mais à vontade, como na casa da avó, dos pais, ou ainda na fazenda/sítio em que irão se casar, por exemplo. Quando existe uma relação mais próxima das pessoas com os objetos que irão compor as imagens, tudo fica mais interessante e emocionante. De um modo geral esses locais transmitem muito mais emoção para as fotos, criando uma conexão incrível em cada clique do fotógrafo, pois o local familiar tem um contexto muito mais relevante para a noiva e toda vez que olharem as fotos do casamento lembrarão de cada detalhe desse lugar e dia tão especial, pois será o passado se relacionando com o futuro, memórias de histórias vividas e de sonhos que ainda irão se realizar.

Agora, se você for se arrumar em um salão de beleza, não fique preocupada, pois também é possível fazer fotos fantásticas. A dica é encontrar um local que tenha um espaço lindo, de preferência uma sala exclusiva para noivas que você possa ficar mais à vontade. Locais com decorações bonitas, escadas bacanas para fazer alguns cliques, etc.

Um dos pontos mais importantes a serem levado em consideração é a iluminação, isso é primordial para terem lindas fotos com seus profissionais, principalmente uma iluminação natural! Priorizem locais com janelas onde entram bastante luz natural, ou até mesmo locais abertos como jardins e sacadas, pois as fotos ficam lindas!

 

ACESSÓRIOS, O QUE LEVAR?

Isso parte de cada noiva, eu não irei escrever que é primordial vocês levarem um milhão de coisas, pois, isso vai de noiva para noiva, hoje em dia muitas das nossas noivas não querem mais a foto do vestido e acessórios, então leve o que você quiser. Mas para quem quer ter todos esses registros leve todos os itens que usará no casamento para serem fotografados durante o making-of, o vestido, sapato, joias e buquê, esses são os acessórios básicos, mas também temos o terço, o convite e as alianças, por exemplo. Tudo que fará parte e que você considera importante é bom dar uma atenção extra, e o principal, não esqueça de avisar ao seu fotógrafo que essas fotos são importantes para você. Uma das dicas que eu dou é, deixe tudo separado em um mesmo local para não esquecer de nada e, para o vestido levem um cabide bonito, hoje em dia existem vários modelos, os personalizados para os noivos, em madeira branco, acrílico transparente, quanto mais clean e belo for o cabide, o seu vestido se destacará e as fotos e ficarão mais bonitas. É sempre bom também, caso se arrumem em um local afastado, levar um kit emergência, com linha, agulha, remédios, pois nunca sabemos o que pode acontecer né! 😉

 

MADRINHAS, MÃES E CONVIDADAS, QUEM DEVO CONVIDAR PARA PARTICIPAR DO MAKING-OF?

Na minha opinião quanto mais gente melhor! Gosto de casa cheia, mas claro que isso não é regra. Neste dia tão importante a noiva tem que pensar bem quem irá participar com ela deste momento. A estrela do dia é, sem sombra de dúvidas, a noiva, muitas delas gostam de estar cercadas pelas pessoas que ama, que fizeram parte da sua história de vida e são extremamente importantes estarem juntas comemorando cada minuto deste dia, neste caso, abuse das mães, avós, amigas, madrinhas, enfim, convide quem e quantas amigas você quiser para participar com você deste dia pra lá de especial. Outra ideia que está sendo bastante usada é o robe personalizado para noiva, madrinhas e mãe da noiva, isso pode render algumas fotos bem legais.

Como mencionei anteriormente, gosto que tenham muitas pessoas, quando mais gente tiver envolvida mais histórias temos para contar, claro que, estar acompanhada ou sozinha é uma escolha exclusivamente da noiva e nos adaptamos aos fatos do jeito que são. Já tivemos noivas que ficaram super tranquilas no dia, e outras que ficaram mais agitadas e nervosas por causa de toda a movimentação em volta, então, façam do jeitinho que vocês quiserem, esse dia é de vocês, façam da forma que as façam se sentir bem, esta é uma das prioridades deste dia!

 

BICHINHO DE ESTIMAÇÃO, SERÁ QUE DEVO LEVAR?

Bicho é tudo de bom né?!

Se você considera seu bichinho de estimação integrante da família, faça com que ele participe também! É sempre bom deixar ele bem a vontade, não queremos que ele acabe se estressando, isso não é bom para ele e nem para você, além disso, é aconselhável ter alguém para cuidar deles após as fotos. Claro que irá depender de onde você se arrumará pois nem todos os locais permitem a entrada deles né 😉

Eles estando juntos sempre rendem fotos lindas, eles são imprevisíveis, então deixem eles curtirem heheheh

 

A MAQUIAGEM DA NOIVA

A parte mais importante do dia da noiva? Olha acho que sim, é a hora de ressaltar sua beleza e deixa-la com carinha de noiva, então se for se arrumar em um local que não seja em um salão de beleza, contrate um profissional que você já conheça e que você goste do trabalho, e combine direitinho com ele sobre quantas pessoas ele atenderá para que ele possa levar uma equipe para todas e não correr risco de atrasos indesejáveis.

Para o nosso trabalho de fotografia sempre preferimos uma maquiagem mais natural, não muito carregada, uma maquiagem que realce a sua beleza sem exageros, cuide para o mais não ser demais e, lembre-se, que menos é mais, ainda mais se a cerimônia for de dia e ao ar livre! Esse papo que tem que ser forte bem marcado senão não vai aparecer na foto, isso é lenda! Logicamente que, como falei aqui, esse dia é de vocês, então façam do jeitinho que quiserem, mas cuidem para não exagerar neste momento da maquiagem! O aconselhável é fazerem a maquiagem conforme o evento, por exemplo, um casamento ao ar livre nos traz uma leveza ao dia, sendo assim, uma maquiagem mais leve combina, já um casamento a noite pode ficar com uma maquiagem um pouco mais forte, mas sem exagero, pois, para as fotos a maquiagem influencia e muito.

Dependendo da iluminação usada ela acaba se tornando algo muito mais forte do que o desejado, e isso conta para a iluminação da igreja e festa também. O meu trabalho consiste muito em luz e sombra, então, quanto menos carregada a maquiagem for melhor, marcará menos a pele. Esse detalhe é bastante importante na hora da escolha e contratação de um profissional de maquiagem e de fotografia, tente casar as duas identidades dos profissionais.

 

ESTOU PRONTA E AGORA, O QUE FAZER?

Deu tudo certo, você está pronta agora só falta colocar o vestido e fazer suas fotos com ele certo? Mas e aí o que fazer para as fotos? Este momento é o momento final do making-of, então escute o profissional que irá registrar isso, pergunte ao seu fotógrafo o que ele quer fazer, confie na experiência e bom gosto do profissional que você contratou, fale com ele se você tem alguma ideia de foto, e terá boas fotos deste momento final! Se a sua mãe estiver junto faça com que ela feche o vestido e não alguém da equipe de maquiagem ou do salão de beleza, quem tem que participar das fotos neste momento são pessoas que tenham uma história com você!

Depois de fechar o vestido, é hora de fazer alguns retratos seus e algumas fotos mais elaboradas conforme o fotógrafo que você contratou lhe sugerir. Sempre buscamos explorar as luzes naturais ou luzes que nos proporcionam volume ou efeito de recorte, gostamos muito de luz e sombra, tentamos sempre usar esses elementos na criação da nossa fotografia, tanto em retratos ou no momento das fotos dirigidas.

Este é um momento onde você noiva, deve tentar relaxar ao máximo e confiar no fotógrafo, pois, queremos as melhores fotos para você, curta cada instante antes de sair do making-of, e relaxe fazendo algumas fotos finais. Abuse da luz das janelas, ou outros espaços que tenham entrada de luz natural, este é um momento onde qualquer entrada de luz faz toda a diferença e você futuramente verá o resultado.

Mas e se já estiver de noite e o lugar do making-of não tem um cenário privilegiado ou uma luz bacana? Não fique chateada e confie no profissional que contratou, por isso é bom existir um diálogo entre fotógrafo e noivos antes do dia do casamento, para ajustar detalhes e assinalar pontos que vocês noivos consideram importantes durante o dia do casamento.

Algumas vezes optamos por fazer as fotos da noiva pronta depois da cerimônia, mas por que disso? Pelo simples motivo do lugar do making-of não ser interessante para as fotos, ou não ter a luz desejada; a noiva está atrasada para o início da cerimônia; se o local onde será a cerimônia ou a recepção nos proporcionar os pré requisitos desejados para a realização das fotos, ou seja, for mais atraente que o local do making-of.

Depois de finalizar as fotos é hora de casar, mas isso é para um próximo post!

 

Bom depois de falar sobre um montão de coisas chegamos ao final deste “primeiro” capítulo do casamento, logo mais estaremos postando mais dicas, qual será? Making-of noivo? Cerimônia? Nos acompanhem para descobrir!

Espero que tenham gostado e nos mandem mensagem para sabermos o que achou dessa primeira parte das dicas!

Acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais:
Facebook: RenanRadiciFotografia   |   Instagram: Renan Radici

Deixe um comentário